Se você é um empreendedor iniciante e deseja formalizar seu negócio, a opção de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) pode ser uma excelente escolha. A MEI é uma categoria jurídica simplificada para pequenos negócios, que oferece benefícios como a redução de impostos e a facilidade na abertura e manutenção do negócio.
O passo a passo a seguir, se refere apenas para abertura na Receita Federal. Dúvidas quanto ao preenchimento ou inscrição na Receita Estadual ou na prefeitura, para emissões de notas fiscais, entre em contato com um profissional da Autoriza Contábil.
Confira o passo a passo para abrir uma MEI no Brasil.
Passo 1: Separe Seus Documentos
O primeiro passo para abrir uma MEI é ter em mãos seu CPF, título de eleitor ou número do recibo da declaração de Imposto de Renda, endereço residencial e número de telefone celular. Caso não tenha endereço fiscal para abertura do seu MEI, fale com a Autoriza Contábil, que ela resolve para você!
Passo 2: Formalize Seu Cadastro
Dentro Portal do Empreendedor Oficial do Governo Federal, preencha o cadastro com seus dados pessoais e as informações sobre seu negócio, como o nome fantasia, atividade econômica, local de atuação, entre outros. É importante conferir todas as informações antes de prosseguir. Cuidado ao acessar o Portal, lá não é cobrado taxa! Dúvidas, fale com a Autoriza Contábil!
Passo 3: Emita o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI)
Após completar o cadastro, você receberá o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que é o documento que comprova sua formalização como MEI. Você poderá imprimir o CCMEI e ter acesso ao número de registro do seu negócio.
Com o CCMEI em mãos, você estará formalizado como MEI na Receita Federal e poderá usufruir dos benefícios dessa categoria jurídica. Para emissões de notas fiscais, inscrições Estaduais ou Municipais para o seu MEI, entre em contato com Autoriza Contábil, para mais informações e liberações!
Lembrando que como MEI, você deverá cumprir algumas obrigações, como realizar o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), que é uma guia unificada de tributos, e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). Conte com um auxilio da Autoriza Contábil e mantenha seu MEI em dia e regularizado!